Selecione as características
Roteiros vinícolas incríveis: De Bordeaux a Toscana
Hoje o texto é para quem ama vinhos, gosta de ter novas experiências, viver aventuras e conhecer culturas diferentes. Então, pegue sua latinha de Lovin’ Wine, prepare suas malas e venha com a gente descobrir algumas regiões vinícolas pelo mundo!
Ao visitar uma região vinícola, você tem a oportunidade de mergulhar na história, na tradição e na paisagem que cercam a produção de vinho. Pode caminhar entre as vinhas, conhecer os produtores locais, aprender sobre as técnicas de vinificação e, é claro, saborear os vinhos únicos de cada região ;)
Bordeaux, França
Bordeaux é uma cidade portuária às margens do rio Garonne, no sudoeste da França. Em toda a cidade, há mais de 4 mil propriedades dedicadas à produção de vinho, que são chamadas de châteaux. A maioria delas, cerca de 85%, produz vinho tinto, já que as uvas cabernet sauvignon e merlot são predominantes na região. Os passeios custam cerca de 70 euros e costumam ter grupos de 8 pessoas para meio período.
Napa Valley, Califórnia
Napa Valley, no condado de Napa, é a região vinícola mais famosa da Califórnia. O inverno é uma ótima estação para visitar o distrito, graças à menor quantidade de pessoas, ao clima ameno e às belas flores de mostarda.
Vale do Douro, Portugal
Localizado na região norte de Portugal, conhecida como Trás-os-Montes, o Vale do Douro ⎼ ou Douro Vinhateiro, como também é chamado ⎼ é uma das áreas vinícolas mais apreciadas do mundo. É lá que são feitos os vinhos do Porto. Com paisagem de tirar o fôlego, também é considerada uma das partes mais lindas do território portugês, sendo cortada pelo Rio Douro, que é o terceiro maior de toda a península ibérica.
Toscana, Itália
Um dos destinos românticos mais belos da Europa, Toscana está bem no centro da Itália. Ela abriga a melhor vinícola do mundo (Antinori em Bargino) de acordo com World’s Best Vineyards. A capital, Florença, abriga algumas das obras de arte e arquitetura renascentistas mais reconhecidas do mundo, como a estátua de Davi, de Michelangelo, as obras de Botticelli na Galleria degli Uffizi e a Catedral Santa Maria del Fiore, o Duomo.
Dicas para uma viagem vinícola inesquecível:
+ Faça uma pesquisa prévia sobre a região vinícola que você pretende visitar, conhecendo os produtores e as vinícolas mais renomadas.
+ Planeje suas visitas com antecedência, agendando degustações e tours guiados.
+ Esteja aberto a experimentar vinhos diferentes e explorar estilos que talvez você não esteja familiarizado.
+ Não se esqueça de apreciar a paisagem deslumbrante ao redor das vinícolas. Reserve um tempo para caminhar entre as vinhas e capturar momentos especiais.
+ Interaja com os produtores e sommeliers locais. Eles são apaixonados pelo que fazem e podem compartilhar histórias fascinantes e conhecimento especializado.
+ Experimente a harmonização de vinhos com a gastronomia local. Descubra os pratos típicos da região e aprecie como os sabores se complementam.
Ah, e claro, você também pode fazer uma degustação em casa com vinhos premium, como Chardonnay, Moscato, Merlot, Riesling italiano e de diversas outras variedades. A degustação é a forma mais prazerosa de explorar as características de cada vinho e descobrir quais são os sabores que mais agradam seu paladar.
Explore o mundo dos vinhos completamente onde e quando quiser.
Cheers with Lovin’ 🍷